domingo, 7 de março de 2010

T.I. Verde


Sustentabilidade, esta é a palavra quando se trata da combinação negócio + lucro + meio-ambiente. E é exatamente dentro deste contexto que surge a T.I. Verde.


"As práticas da TI verde buscam reduzir o desperdício e aumentar a eficiência de todos os processos e fenômenos relacionados à operação desses computadores no meio do caminho." (fonte: http://br.hsmglobal.com/notas/53556-o-que-e-ti-verde)


Mas não se trata apenas disto. Quando tratamos de T.I. Verde - ou quando as empresas tratam de T.I. Verde - estamos tratando de um novo caminho para a conscientização. Se o assunto da moda são os fenômenos naturais decorrentes da destruição que os seres-humanos vêm causando ao planeta nestes últimos anos, por que não associarmos a modernidade, a tecnologia e o meio-ambiente?
O que buscamos com as práticas que T.I. Verde é exatamente conscientizar as pessoas de que é possível (e necessário) cuidar mais de nosso planeta. Todos somos responsáveis por isso, e, mais do que uma frase de efeito para causar impacto, isto reflete uma realidade a qual não sabemos vivenciar.

Agora cabe às empresas, aos funcionários e todos aqueles que estão ligados a área de técnologia adotarem tais práticas, e se conscientizarem de que sempre é necessário rever conceitos, realizar mudanças e cuidar do ambiente em que se vive - e isto não vale apenas para cuidarmos do planeta, mas também de nossas vidas.
São das pequenas atitudes que surgem as ações mais nobres.

Um comentário:

sinestesia disse...

Concordo com você, Cris!
Já passou da hora das pessoas se conscientizarem de que a questão sustentável não é um capricho, uma 'jogada de marketing' das empresas pra faturarem mais em cima de produtos 'verdes'.

A natureza já está dando os seus avisos, agora é a vez do homem fazer algo pra que a nossa situação não piore mais!

Excelente artigo!