sábado, 13 de fevereiro de 2010

Creative Commons


Depois de algum tempo sem postar estou de volta, e vou postar uma matéria referente ao Creative Commons, que também estará no meu site pessoal, que vai entrar no ar em poucos dias. Quando publicá-lo passo o endereço por aqui.

Uma solução para o problema

Antes da popularização da internet de forma mundial, os direitos autorais sobre as obras produzidas não era um assunto assim tão visado. Hoje em dia, uma das principais discussões sobre este livre acesso que a internet proporciona é o crime sobre o direito autoral. A pirataria se tornou mais fácil com a ascenção da internet; livros, filmes, imagens, artigos e principalmente as músicas estão soltas pela rede, à disposição de qualquer um que tenha um pouco mais de paciência para buscar por estes arquivos. Por outro lado, surgiram muitos autores que gostaram da idéia de divulgar o material proveniente de sua criatividade de maneira livre para quem quiser baixar. O problema é como identificar qual material está protegido pelas leis de direito autoral e qual pode ser utilizado e publicado livremente.
Foi com esta finalidade que o Creative Commons surgiu oficialmente em 2001 como uma entidade sem fins lucrativos. Hoje ela já se encontra na versão 3.0 e engloba mais de 130 milhões de licenças.

A licença Creative Commons, fundamentada nos termos de lincenças copyleft, permite aos usuários compartilharem e recombinarem materiais culturais (que estão registrados sobre esta mesma licença) livremente, contando que seja citada a fonte intelectual da qual o material foi produzido, e que todas as alterações geradas neste material também sejam divulgadas.
É muito simples atribuir a licença Creative Commons ao seu material e assegurar aos demais usuários que você é o autor de sua obra, para que ela seja distribuida pela rede, mas não pirateada.
Há quem diga que está ai um bom incentivo contra a pirataria na rede. Quanto ao lucro que o autor vai ter sobre sua obra, isto já vai depender de sua criatividade para a divulgação de seu material.

Para saber mais:


      Site oficial do projeto Creative Commons - creativecommons.org

      Portal do Creative Commons no Brazil - creativecommons.org.br


3 comentários:

Unknown disse...

Ótimo post Cris...como sempre né?rs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

bela iniciativa, mas foda é alguem querer divulgar algo de graça, td é caro pra se fazer, e td q eh mais baxado na net tem direitos autorais srsr