quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Valores




As crianças deveriam estar brincando nas ruas, jogando pião, batendo bola, pulando corda e cantando ciranda. As crianças deveriam estar desfrutando de sua ingenuidade, descobrindo um mundo cheio de curiosidades e porques, correndo, soltando pipa, fazendo trança. As crianças deveriam estar indo à escola aprender o bê-a-bá. As crianças deveriam estar sorrindo.
Ao invés disto as crianças estão dentro de suas casas jogando video-game e usando computadores, interagindo pela internet com um mundo em que não têm nem tempo de construir o seu conhecimento, pois ele já vem pronto em um pacote formador de opinião. Ao invés disto elas estão nos faróis vendendo bala, pedindo dinheiro, pedindo uma chance. Ao invés disto elas estão levantando armas para roubar, para intimidar, para se defender. Elas estão roubando para se drogar, estão intimidando para sobreviver, estão se defendendo, defendendo seus países de líderes que seus pais disseram ser ruins, e que talvez nem mesmo eles saibam o porque. Ao invés disto elas estão passando fome em algum lugar logo ali ao lado.
Os líderes deveriam estar olhando pelo seu povo, os líderes deveriam estar defendendo um ideal comum, lutando pelo bem de todos, para favorecer aqueles que precisam e igualar a todos em uma sociedade ideal, utópica. Os líderes deveriam mostrar a cara e colocar a sua imagem à prova em busca do bem comum.
Ao invés disto, os líderes estão lutando com unhas e dentes pelo bem comum deles próprios. Ao invés disto eles se escondem em roupas, agendas, assistentes e fachadas. Ao invés disso eles se esquecem do seu compromisso com o os liderados e lembram-se do seu próprio umbigo, em uma amnésia proposital.
Os namorados deveriam estar se apaixonando, se amando verdadeiramente. Os namorados deveriam estar passeando pelas ruas de mãos dadas, com largos sorrisos e uma vontade imensa de realizar sonhos. Os namorados deveriam estar planejando o seu próximo passeio, as suas próximas viajens. Os namorados deveriam estar conversando, cantando canções, falando a mesma coisa ao mesmo tempo, mesmo sem querer, em uma cumplicidade ubíqua.
Ao invés disto, eles estão se traindo, mentindo. Ao invés disto eles estão destruindo um ao outro em uma competição para descobrir qual dos dois tem mais astúcia. Ao invés disto eles estão deixando de lado as palavras de bem dizer para trocar segredos com alheios. Ao invés disto eles estão se esquecendo do amor, de amar... A si mesmo e ao outro.

Aonde ficaram os valores? Aonde se perderam os valores? Onde foi mesmo que os deixei cair?
Não sei se o mundo mudou tanto assim... Não sei mesmo se deixei de acreditar nisso tudo.
Acho que não.

2 comentários:

Ariane Galindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucia disse...

Olá, Cris
Muito bom o teu comentário sobre os verdadeiros valores; ele tem muita propriedade, principalmente por ser escrito por uma pessoa tão jovem.
Parabéns.
Abraços!

Lúcia Oliveira